Muitas pessoas acreditam ser difícil mudar ou que a mudança demora muitos anos para acontecer. O fato é que as pessoas estão sempre a espera de um “milagre”, a espera de que algo externo a elas aconteça.  Neste artigo, vou te dizer 3 atitudes para começar a enxergar a vida com outros olhos.

De um modo geral, as pessoas não vão ao médico para se curar, elas querem ser curadas. As pessoas não vão ao médico ou ao nutrólogo para aprenderem a comer e ter hábitos saudáveis, elas querem ser emagrecidas.  As pessoas estão sempre buscando que o outro faça por elas, aquilo que só elas podem fazer.  

Colocam a responsabilidade pelos seus insucessos na crise, na economia, na política, nos seus pais, no patrão, nos colegas de trabalho, mas nunca, jamais, nelas próprias.

Essa postura infantil e passiva retarda o seu processo de autoconhecimento, o seu desenvolvimento e, consequentemente, o seu crescimento. Isso ocorre porque, ao colocar a responsabilidade dos resultados da sua vida em fatores externos, as pessoas não olham pra si, não enxergam os seus comportamentos limitantes, as suas mazelas.

A falta de consciência, as impede de modificar os seus comportamentos, corrigir e reparar os seus erros, de forma que elas continuam, as vezes por anos, reencenando as mesmas cenas da sua vida e, consequentemente, tendo os mesmos resultados, a ponto de acreditar que Deus (novamente um fator externo) se esqueceu delas ou que lhe foi jogada alguma praga.

A verdade é que as pessoas vêm amaldiçoando as suas próprias vidas sem se darem conta disso! Apresentam comportamentos extremamente pessimistas, focam sempre nos problemas, adoram valorar, aumentar e comentar casos de desgraça e fracasso alheio, vivem reclamando das circunstâncias, são extremamente críticos, porém não fazem absolutamente nada para mudar isso.

Criam a sua própria desgraça a partir de falas inadequadas, pensamentos negativos e ações improdutivas e depois se ressentem com os resultados das sementes que elas próprias plantaram e cuidaram de aguar todos os dias.

Para mudar os seus resultados é preciso mudar a qualidade das sementes plantadas. É entender que o fruto azedo, duro e pequeno que se colhe é apenas um SINTOMA de que algo, anterior a ele, não vai bem.  É o que acontece quando se tem febre. A febre em si não é o problema, mas o sintoma de que há uma infecção no seu corpo. A doença, da mesma forma, não é o problema em si, mas apenas um sintoma de que algo não vai bem no seu emocional.

Assim, não adianta ter foco no sintoma, pois ele NÃO É A CAUSA do problema. É preciso estancar a causa. Existem comportamentos que realmente mudam a realidade de uma pessoa e, se aplicados, constroem resultados positivos para as suas vidas. São eles:

TENHA UMA VISÃO POSITIVA DO SEU FUTURO

Alimente a sua mente com positividades…

 

Assim como alimentamos o nosso corpo cinco vezes ao dia com uma dieta saudável para a manutenção da nossa saúde, precisamos alimentar a nossa mente com alimentos saudáveis. Precisamos montar guarda na porta da nossa mente para impedir que pensamentos sabotadores e destruidores assumam o seu comando.

É preciso estimular positivamente o nosso cérebro, fortalecer a auto estima, a auto confiança, a capacidade de realização, a fim de que o indivíduo se potencialize para a ação.

Tudo o que se manifesta na vida do indivíduo é uma projeção do seu mundo interior. Assim, para se cuidar do seu mundo exterior é preciso cuidar, primeiro, do seu mundo interior. Fazer com que ele seja vigoroso, positivo, entusiasmado, criativo, produtivo e feliz.

Toda realização nasce da vontade! É ela que coloca o indivíduo em movimento. Porém, a vontade nasce da Visão Positiva de Futuro! Se eu acredito ser capaz de realizar ou conquistar algo, essa minha crença para interferir diretamente na minha ação NO PRESENTE. A minha ação no presente vai modificar o meu futuro, tendo em vista que o hoje é passado do amanhã.

Assim, ver-se alcançando os seus objetivos, acreditar na sua capacidade de realização, confiar em si mesmo, são fatores essenciais para se ter uma visão positiva de futuro.

AUTORRESPONSABILIDADE

A autorresponsabilidade é o segundo passo para mudar a sua visão de mudo…

 

Entender que você é o grande responsável pelos resultados da sua vida, que tudo o que acontece de bom ou de ruim na sua vida é resultado seu, é fundamental para a sua mudança de postura. Não existe nada fora, só existe o dentro, só existe o EU e a forma como ele percebe a realidade e se conecta consigo e com os outros.

A realidade é uma projeção feita pelo indivíduo segundo a sua percepção. Se você enxergar que tudo é difícil, que é preciso trabalhar duro para alcançar alguma coisa, que o rio corre pro mar, que poucas são as pessoas que tem oportunidades, você estará certo.

Entretanto, se você enxergar que oportunidade se constrói, que todos podem alcançar os seus sonhos, que a vida é fruto da construção de cada indivíduo, você também estará certo. Isso ocorre porque não existe uma realidade propriamente dita, mas apenas a realidade percebida.

Cada indivíduo cria o seu próprio holograma pessoal, no qual projeta suas frustrações, limitações, crenças, fortalezas, anseios, medos, dentre outros.

Quando a sua projeção te gera sofrimento, tristeza, perdas e fracasso é sinal que está na hora de mudar o caminho, mudar a rota. É hora de aprender coisas novas, a fim de mudar a sua  percepção da realidade e assim, alterar genuinamente os seus resultados.

Entender que você é o grande arquiteto da sua vida, é o grande escritor do livro da sua vida, faz com que você queira restaurar o controle sobre os seus caminhos, dos seus pensamentos, sentimentos e ações.

Se você está se deixando levar pela vida, é preciso tomar muito cuidado, pois ela pode te conduzir a caminhos que você pode não gostar.

Para alcançar os seus objetivos e realizar os seus sonhos, assuma de vez o leme do barco da sua vida e assuma os riscos de acertar e errar, aprenda com os erros e continue sempre em frente, pois esta é a construção, este é o único caminho a se percorrer para se alcançar a felicidade.

AÇÃO

Aja! Saia da inércia!

 

Não fique parado. Ainda que você não tenha certeza absoluta do que quer, ainda que você não saiba completamente como fazer, comece a agir. O objetivo, o propósito, vai se construindo ao longo da caminhada.

Muitas vezes você começa um projeto com um objetivo de atingir um certo patamar e, à medida que você vai caminhando, você aprende coisas novas. Vai recebendo a validação pelos resultados obtidos, vai se motivando e quando percebe, o objetivo já passa a ser muito maior do que o objetivo inicial.

Isso ocorre por que a caminhada traz experiências, conhecimento, troca e amplia a visão de mundo. Quanto mais você caminha, mais você aprende e mais clareza você tem acerca do seu propósito, do seu objetivo.

Ficar parado, entretanto, só reforça a sensação de incapacidade e dificuldade. A inércia é mola propulsora da dúvida, que quando instalada, mina o seu foco, as suas ações e os seus pensamentos positivos.

Ação é poder! As pessoas que agem, realizam! A realização reforça a auto confiança, aumenta a coragem e a crença em si mesmo. Potencializa o indivíduo para qualquer coisa que ele quiser fazer.

Portanto, aja! Anda que não esteja totalmente certo. Quando você conseguir identificar a direção, certifique-se de que está indo na direção certa, na direção dos seus objetivos e dê a velocidade necessária aos resultados que você almeja. A velocidade da sua mudanças dependerá exclusivamente da intensidade das suas ações, só depende de você!

Caso você precise de uma coach para te direcionar, apoiar e impulsionar, entre em contato através do formulário abaixo. Conte comigo!

Forte Abraço…

Daniella Salomão