Neste artigo, vou te ajudar a sair da zona de conforto. Te ajudarei a enxergar este problema, a visualizar alguns pontos da sua vida onde isto pode estar lhe prejudicando e te apresentarei ferramentas e estratégias para você dar o próximo passo.

Muitas pessoas vivem frustradas por não realizarem os seus sonhos. Passam uma vida inteira fazendo o que não gostam, convivendo com pessoas as quais não tem afinidade e se convencendo de que é tarde demais para recomeçar, de que agora não tem mais jeito, de que isso não é para elas ou de que é impossível ter retorno financeiro fazendo o que gostam.

O fato é que mesmo não agindo na direção do sonho, a frustração, a tristeza e o sentimento de vazio fica ali como uma sombra atormentando a vida da pessoa.

A zona de conforto

A execução de tarefas que dominamos, a convivência com pessoas já conhecidas, bem como a aceitação já recebida pelo trabalho desenvolvido gera uma sensação de conforto e de segurança que mascara o sentimento de mal-estar, dando ao indivíduo uma falsa sensação de felicidade. À esta situação damos o nome de Zona de Conforto.

É um estado que nos propicia segurança por agirmos diante do conhecido, mas que, por outro lado, nos mantém aprisionados numa manifestação limitada do nosso ser.

Limitada porque o indivíduo não está cumprindo o seu propósito de vida, não está agindo com amor, mas em razão do senso de dever.

Têm-se uma equivocada sensação de conforto porque o indivíduo pode se manter nesse estado por algum tempo, mas em algum momento, a sua sensação de vazio e de estar vivendo aquém das suas potencialidades vai falar mais alto, fazendo com que ele mude de atitude ou adoeça o seu corpo.

A zona de conforto é aprisionante, pois mantém o indivíduo exatamente onde ele se encontra, impedindo-o de avançar, de se arriscar, de crescer, de descobrir novos potenciais e de contribuir com a sua própria vida, bem como com a vida do outro.

O reconhecimento do problema

Muito se fala em “sair da zona de conforto”. Ao serem confrontadas com esta frase, as pessoas têm medo, medo do novo, medo de não conseguirem, medo de fracassar, medo do que o outro vai dizer, medo de vencer, dentre tantos outros. Porém, sair da zona de conforto é simplesmente passar a fazer algo que realmente faça diferença, é passar a fazer o melhor que pode, é decidir ser melhor do que já é, é agir na direção certa, é substituir as desculpas por ações, enfim, é decidir aonde se quer chegar.

Assim, se você é um bom profissional, sair da zona de conforto é ser um profissional ainda melhor, com ações assertivas e positivas. Se você é uma boa mãe, sair da zona de conforto é ser uma mãe ainda melhor, que goste de si, que possa dar um bom exemplo aos seus filhos, que faça exercícios físicos, que ajude outras mães a lidarem com os seus filhos e assim por diante.

A mudança

Sair da zona de conforto significa sair da FRUSTRAÇÃO para a REALIZAÇÃO! Significa sair da INÉRCIA para a AÇÃO! Significa sair do ANONIMATO para o ESTRELATO! É sair da AUSÊNCIA, do AUTOMÁTICO para a PRESENÇA!

Sócrates já dizia que uma vida não revisada, não merece ser vivida. Não importa se você viveu até aqui no automático ou fazendo coisas que você não gostava! O fato é que agora você pode mudar essa realidade e passar a ser a pessoa que você nasceu pra ser! Você pode decidir mudar a sua trajetória, partir para a ação e realizar os seus sonhos.

O primeiro passo

Para que isso aconteça é preciso ter a consciência de quem você é, dos seus sonhos e valores e de quem você vinha sendo até então. A consciência é o primeiro passo para a mudança.

O segundo passo

Entendimento! Entenda que você não precisa ser a mesma pessoa a vida inteira. Quando você aprende coisas novas e entende que cada indivíduo tem o seu próprio talento, que precisa ser potencializado para que ele contribua com a economia do universo, você pode mudar e agir na direção dos seus objetivos e esta é a beleza da vida. Crescer e contribuir a cada dia.

Pare agora e pense:

  • Quais sonhos você tem deixado para traz?
  • Quais decisões você vem adiando?
  • Quais ações você vem procrastinando?
  • Quais pessoas precisam sair da sua vida?
  • Para quem ou para o quê você precisa dizer SIM?
  • Para quem ou para o quê você precisa dizer NÃO?

.

É preciso vencer o medo do desconhecido e assumir o novo papel que você quer desempenhar na sua vida!

Comece hoje mesmo!

  • Procure identificar o seu estado atual, aonde você se encontra, o que te impede de alcançar os seus objetivos, o que você precisa fazer para dar o primeiro passo.

 

  • Observe com quais pessoas você precisa se conectar, identifique alguém que você possa modelar, veja como essa pessoa se comunica, o que ela faz, o modo como ela pensa e sente.

 

  • Observe qual o conjunto de palavras que saem frequentemente da sua boa, quais os tipos de pensamentos que frequentemente passam pela sua cabeça. Caso eles sejam negativos e incapacitantes, pare agora mesmo de proferi-los e passe a vigiar o que sai da sua boca e o tipo de pensamentos que povoa a sua mente. Comece a substituí-los por pensamentos positivos e encorajadores. Isto porque a palavra, dita ou pensada, cria a realidade. Se você quer uma realidade de sucesso, precisará proferir palavras da mesma qualidade.

Defina suas metas e trace seu plano

Agora, defina de forma clara aonde você quer chegar, quais os seus sonhos, quais os seus objetivos e escreva-os de forma positiva, observando se eles são desafiadores o suficiente para motivar as suas ações, se eles são ecológicos, ou seja, se lhe farão bem e aos seus e, por fim, se estão no seu controle, pois não podemos criar metas para os outros, apenas para nós mesmos.

 

Depois de definir suas metas, você deverá fazer um plano de ação para cada meta, no qual deverá conter o passo a passo para a concretização do objetivo. Nele você deverá descrever todas as ações necessárias para a realização da meta, com prazo para a execução, indicação de quem será o responsável por executá-la, bem como o motivo e a forma. Este plano de ação deverá ficar em um lugar visível, onde você possa visualizar todos os dias, por diversas vezes.

Lembre-se...

Só você pode mudar a sua realidade a partir da maneira como se comunica, pensa, sente e age. Ninguém poderá trazer para a sua vida os novos resultados que você deseja, apenas você mesmo! Então, assuma a autorresponsabilidade pela sua vida e comece hoje mesmo as mudanças necessárias. E se precisar de uma coach pra te apoiar, potencializar e conduzir, entre em contato comigo através do formulário abaixo e entrarei em contato em breve.

Conte comigo…Forte abraço.

Daniella Salomão