MINDSET: O QUE É E COMO USÁ-LO A SEU FAVOR

 

Imagine você, diante de uma prova muito importante, recebe a nota cinco. Em seguida vai pegar o seu carro e descobre que foi multado por ter parado em local proibido. Chateado você liga pro seu melhor amigo e ele não te dá muita atenção porque está cheio de coisas pra fazer.

O que você pensa diante dessa situação? Você pensa que você burro porque tirou nota ruim em uma prova importante, que é um azarado porque recebeu a multa, fica mau humorado, chateado por não ter recebido a atenção merecida do seu amigo e até um pouco magoado? sente-se um fracasso total?

Ou você pensa que um cinco não é a melhor nota do mundo, mas não tão ruim como um dois, pelo menos é metade da nota máxima; pensa que só tem multa quem tem carro e que, agora, deverá pagá-la antecipadamente para pagar com desconto, pensa que seu amigo não deveria estar num bom dia e que você precisa conversar com ele depois para saber o que está acontecendo?

O que difere as duas formas de pensar? É exatamente o MINDSET!

Mindset é a forma como cada pessoa vê o mundo. Como diz Conrado Adolpho é o mapa através do qual cada pessoa se identifica e se localiza no território. É preciso entender que O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO! O mapa é a forma como você define o território.

Pela tradução literal da palavra Mindset, “mind” significa mente e “set”, configuração, logo, mindset é a exata configuração da sua mente!

Imagine que a sua mente é um computador em que há inúmeros software, uma placa mãe, memória, etc. As vezes algum software que você tem esteja consumindo muita energia, as vezes  você vive convivendo com pessoas tóxicas que não tem muito a ver com a sua vida, as vezes você vive frequentando ambientes que não te agregam, as vezes você está usando software que estão obsoletos.

Assim, mindset são todas as opiniões, valores e crenças que você tem e que criam o seu modelo mental, a maneira pela qual você enxerga o mundo. É o mapa através do qual você decifra o mundo.

Acontece que muitos softwares que você usa, muitas crenças que você adotou como verdadeiras, já não são aplicáveis à sua vida atual, por serem conceitos de 30, 40, 50 anos atrás ou, simplesmente, NÃO SÃO VERDADEIROS, pois são fruto da lente equivocada dos seus pais, avós ou outra autoridade da sua vida.

Eu, por exemplo, cresci ouvindo que ricos são desonestos, que pra você crescer tem que trabalhar duro na vida, que dinheiro não dá em pé de árvore e percebi, na minha vida adulta, que esses conceitos não são verdadeiros. O dinheiro em si não é bom nem ruim, não faz com que as pessoas sejam honestas ou desonestas, a forma como se usa o dinheiro é que vai definir isso.

Por ter validado e adotado esse software retardei muito o meu crescimento financeiro, pois acreditava que dinheiro era difícil de ganhar e evitava ter ganhos extraordinários, porque não queria ser desonesta. Contudo, o maior problema é que, sequer tinha noção de que tinha essa crença limitante.

Somente depois que conheci o coaching é que entendi porque eu me mantinha sempre no mesmo patamar: uma vida confortável, porém sem acúmulo financeiro. Percebi que havia sido programada como um aparelho de ar condicionado, em que se programa a temperatura de 21 graus. Quando o ar condicionado atingia 22 graus, seu motor era acionado por estar mais quente que o programado e quando atingia a temperatura de 19 graus, o motor era desligado porque estava mais frio que o programado. Assim também eu fazia, quando criava condições de ganhar mais, dava um jeito de perder aquele dinheiro ou de gastá-lo rapidamente, porém quando faltava dinheiro eu acionava todas as minhas forças para chegar ao patamar que eu entendia de vida confortável.

Assim como eu, você também tem crenças sobre a quantidade de dinheiro que será capaz de produzir. Na verdade, você tem crenças sobre quase todas as coisas, como por exemplo, qual tipo de emprego terá, qual o patamar financeiro que alcançará, qual o cargo máximo que chegará, com qual tipo de mulher ou homem com o qual se casará e qual o tipo ideal de pessoa com a qual se deve fazer amizade.

Ocorre que muitas dessas crenças não são verdadeiras e, na verdade, te impedem de alcançar os seus objetivos e é por isso que precisam ser modificadas e foi exatamente o que eu fiz em relação às minhas crenças financeiras.

Então é preciso ficar claro que É POSSÍVEL MUDAR O SEU MINDSET! NA VERDADE, VOCÊ DEVE REVISAR CONSTANTEMENTE O SEU MINDSET!

Sócrates já dizia que “uma visa não examinada não merece ser vivida!”

Contudo não é simples mudar o seu mindset. Você construiu o seu mindset durante anos, desde a sua infância, pelas falas repetidas dos seus pais, avós, irmãos, professores e autoridades religiosas da sua vida. Assim, será também pela repetição que você o mudará.

É pela repetição desse novo aprendizado, dessa nova forma de pensar, que você se beneficiará da plasticidade neural, construindo novas sinapses neurais, que ao longo do tempo abrirá um novo caminho neural até consolidar essa nova mentalidade que passará a ser mais forte que a anterior, até se manifestar de forma automatizada.

Para isso, é preciso identificar quais são as crenças e valores instalados na sua mente e, mais que isso, quais são aquelas verdades internas que te fortalecem e quais são as que te limitam, que te impedem de alcançar os seus objetivos.

No caso do concurso público, uma crença limitante seria pensar em fazer o concurso mais fácil por acreditar não ser capaz ou inteligente o suficiente para fazer o concurso que você realmente deseja.

Quanto você muda o seu mindset você entende que nós, seres humanos, somos ilimitados! Que podemos fazer qualquer coisa que decidirmos fazer, desde que saibamos onde queremos chegar e acreditemos verdadeiramente que seja possível!

Quando você começa a identificar suas crenças limitantes, os víros do seu software, e começa a eliminá-los com a mudança de pensamentos, sentimentos e ações, você deixa a sua mente preparada para receber novos softwares, novos aprendizados, aí todos os registros que te impediam de avançar e de alcançar os seus objetivos não estarão mais lá pra te impedir, ao contrário, são os novos registros que vão te dizer: Vai, você consegue, você é capaz de chegar lá, acredite!

Entenda que sua mente foi preparada para garantir a sua sobrevivência. Assim, se você não se acreditar capaz de alcançar os seus objetivos, SUA MENTE VAI TE SABOTAR! Ela vai te dizer, pra que fazer tanto esforço se você sabe que não vai conseguir? Vá com calma, poupe energia! E você sabe que se você não colocar seu foco e a sua energia nos seus objetivos, você nunca irá alcançá-los.

Como você pode ver, a sua mente pode trabalhar a seu favor ou contra você! Tudo dependerá do comando que você imprimir a ela, pois tudo o eu você determinar ela assim acolherá. Se você que é capaz ela acolherá como verdade e se você acreditar que não é capaz, ela também acolherá como verdade e atuará para confirmar a sua crença, como no exemplo do ar condicionado que mencionamos acima. Assim, o melhor que você pode fazer por você é

ACREDITAR QUE É CAPAZ DE REALIZAR TODOS OS SEUS OBJETIVOS!

Daniella Salomão

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *