O QUE VOCÊ PENSA SOBRE VOCÊ?

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE VOCÊ?

 

Tudo o que você se sente capaz de fazer e de ter é resultado do que você pensa sobre você.

 

Se você se acha limitado, não merecedor de ter sucesso profissional, você nunca alcançará sucesso profissional, porque mesmo diante das oportunidades, ou você não as enxergará ou você recuará por não se acreditar capaz de assumir.

 

Se você acha que por ter nascido em uma família pobre, nunca será capaz de ser rico, você, de fato, nuca será rico, porque mesmo que a oportunidade ocorra, você terá medo de arriscar, não acreditará ser possível e se sabotará para ficar na sua zona de conforto.

 

Você define a sua vida a partir do que você pensa sobre:

QUEM VOCÊ É?

O QUE VOCÊ É CAPAZ?

O QUE VOCÊ MERECE?

As conclusões que você tira a respeito dessas três perguntas te tornarão um VENCEDOR ou um PERDEDOR!

 

Se você até hoje se via como uma pessoa limitada, diminuta, quero te dizer que VOCÊ PODE MUDAR O SEU MINDSET, você pode mudar a forma como vê a si mesmo e com isso, mudar todos os seus resultados e toda a realidade da sua vida!

 

Para isso, você precisa ampliar as suas habilidades, as suas competências. Precisa aprender coisas novas, expandir a sua consciência.

 

E isso é tão real, que o projeto pedagógico do sistema educacional pressupõe, primeiro, o saber, ou seja, o conhecimento, para depois fazer. Você primeiro precisa entender, aprender, para, então, aplicar!

 

O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE O ASSUNTO?

 

Daniel Goleman, ao explicar a Lei de Uerkes- Dodson, que trata da relação entre estresse e desempenho, em seu livro O Cérebro e a Inteligência Emocional: Novas perspectivas, ensina que há três estados principais representados na lei: o ócio, o fluxo e o esgotamento, sendo que todos têm impacto na performace humana.

 

OCIOSIDADE

 

O tédio e a ociosidade disparam poucos hormônios de stress no organismo, afinal, o indivíduo não está sujeito a qualquer nenhum desafio. Sendo assim apresentará desempenho baixo.

 

ZONA DE FLUXO

 

Quando o indivíduo está sujeito a um bom nível de estresse, ou seja, está sujeito a desafios para os quais tem capacidade de lidar e de superar, ele está em uma zona ótima, na qual terá o melhor nível de desempenho.

 

Nesse estágio de fluxo, o indivíduo apresenta concentração inabalável, flexibilidade, agilidade em responder desafios, execução no auge de seu nível de perícia, prazer com o que está fazendo e alegria.

Esse estado de harmonia neural ou de eficiência cognitiva máxima, faz com que as áreas do cérebro trabalhem em conjunto, sincronizadas.

 

ZONA DE EXAUSTÃO

 

Contudo, quando os desafios ficam grandes demais e as habilidades e competências são insuficientes, o indivíduo entra num estado de esgotamento e exaustão, onde os níveis de hormônios de estresses ficam altos demais, comprometendo completamente o desempenho. É que passa-se a uma zona de estresse ruim. O excesso de hormônio de estresse secretado pelo cérebro começa a interferir na capacidade de trabalhar bem, inovar, aprender, escutar e planejar de forma eficaz.

 

Estar cronicamente oprimido, pode danificar o hipocampo, o qual é essencial ao processo de aprendizagem, eis que é aí que as memórias de curto prazo são convertidas em memórias de longo prazo.

 

Isso significa dizer que a sua capacidade de aprendizado é vulnerável ao estresse. Se você tiver estresse constante na sua vida, esse fluxo de cortisol de fato desconecta as redes neurais existentes, podendo ter perda de memórias, além de propensão à diabetes, resistência à insulina, doenças coronárias, bloqueio de artérias e queda do sistema imunológico.

Esse aprendizado revela o quanto as emoções estão diretamente relacionadas ao desempenho e à aprendizagem. Ensina-nos que a autorregulação, competência atribuída a elevada inteligência emocional, é condição primordial para o sucesso.

É POSSÍVEL MUDAR?

 

Se você até hoje você se via como uma pessoa limitada ou diminuta ou ainda sem capacidade de concentração, foco e disciplina, eu quero te dizer que VOCÊ PODE MUDAR O SEU MINDSET, VOCÊ PODE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ SE VÊ e com isso mudar todos os seus resultados e toda a realidade da sua vida.

 

Para isso, você precisa ampliar as suas habilidades, as suas competências! Precisa aprender coisas novas, como está fazendo nesse curso, expandir a sua consciência. Você precisa acreditar que as suas características são mutáveis! Sua inteligência e capacidade podem ser aumentadas e desenvolvidas a partir de NOVOS CONHECIMENTOS e TREINO!

 

Isso significa dizer que qualquer pessoa pode se tornar o que deseja, pode efetivamente realizar o seu sonho, desde que se disponha a aprender as competências necessárias e treinar muito…até se tornar!!!

 

Forte Abraço

Daniella Salomão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *