O que mantém um casal unido?

Tenho tantas coisas pra compartilhar…

Você deve estar se perguntando, mas quem é você para querer compartilhar algo dessa maneira? Na verdade, sou alguém como você que está na vida buscando vencer suas batalhas pessoais. Contudo, acredito que podemos aprender não apenas com os nossos próprios erros, mas também com as experiências alheias. E por isso fico ansiosa em compartilhar…em contar pra você tudo o que eu tenho aprendido.

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS

Quando me casei ganhava quase dez vezes mais que o meu marido. Ao invés de conversarmos sobre unir nossas rendas e decidirmos juntos como gastá-la enquanto família, nossa pouca maturidade e falta de habilidade de conversar sobre dinheiro fez com que ele nos separasse: de um lado ficando aquela que ganhava muito, que se sentia grande, capaz, melhor, com mais direitos e poder de decisão e do outro ficasse aquele que ganhava pouco e por isso se sentia menor, incapaz, sem voz, sem vez, sem direito de opinar, participar e, por vezes, até de existir.

Num ambiente familiar desse nada é capaz de florescer porque a relação é disfuncional e destrutiva e, obviamente, nenhum dos dois conseguiu sustentá-la por muito tempo!

ALINHAMENTO DA VISÃO DE FUTURO

Somente depois que me separei que aprendi que o que mantém um casal unido é o alinhamento da visão familiar. O casal precisa ter sonhos e objetivos em comum e serem parceiros na construção desses sonhos. Por isso, o dinheiro que cada cônjuge ganha, salvo a reserva pessoal cujo valor deve ser igual e ajustado entre eles, não é deles individualmente, mas da família.

Essa atitude corrige qualquer desequilíbrio de poder que possa existir nesta relação, fazendo com que os cônjuges estejam de igual para igual para opinar, manifestar suas ideias, ponderar seus medos e inseguranças, o que é fundamental para ela possa ser longeva. É que a relação conjugal tem por objetivo a felicidade e não o poder.

A visão positiva de futuro discutida e ajustada entre o casal faz com que ambos os cônjuges direcionem o seu olhar para a mesma direção e caminhem. Vocês entendem o poder disso? O quando algo tão simples pode mudar completamente a vida de uma família? Pode ser que você não consiga perceber de imediato, mas vou lhe explicar.

EFEITOS DO ALINHAMENTO DA VISÃO DE FUTURO

A visão positiva de futuro, embora seja algo que vá se realizar no futuro, interfere significativamente no presente. Veja porquê:

  1. O casal passa a ter assuntos, ideias, questionamentos e interesses em comum
  2. Esses interesses em comum podem levá-los a pesquisas, viagens e visitas a lugares, pessoas, projetos e situações que se aproximam daquilo que eles desejam alcançar
  3. O projeto em comum alinham a forma como os recursos financeiros deverão ser gastos pela família
  4. A visão de futuro fortalece a relação e aproxima o casal à medida em que gera uma relação de cumplicidade entre os cônjuges
  5. E o mais importante, interfere no processo de tomada de decisão do casal no momento presente, diminuindo os pontos de conflito, insatisfações e sentimentos tóxicos.

Um casal que tenha decidido realizar o sonho de comprar a casa própria, por exemplo, vai definir juntos o valor do imóvel a ser adquirido, quanto precisarão reservar por mês, com quanto cada um contribuirá, o quanto isso vai impactar no lazer da familiar, definirão como irão equacionar os impactos sem gerar sofrimento, decidirão o quanto poderão gastar com viagens, restaurantes, roupas, dentre outros, quais tipos de lazer poderão ter e assim por diante.

Observe que o espectro de assuntos que comumente geram conflitos entre um casal já fora quase que totalmente definido de comum acordo pelos dois, o que gera respeito pelo ajuste e comprometimento na sua realização.

BUSQUE ATENDER ÀS NECESSIDADES DA ALMA E NÃO AS DO EGO

Se você quiser ser feliz no seu relacionamento, não queira ter sempre razão, não queira ser sempre mais e o melhor, tampouco se coloque como inferior, como pequeno, como submisso, a felicidade não cabe nesse formato. Entenda, “ser feliz é da alma, ser importante é do ego”. Você não precisa ser importante, você precisa apenas ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *